Currículo dos convidados

Antonio Carlos Guimarães / UFSJ (Minas Gerais)

É professor de flauta na Universidade Federal de São João del-Rei. Doutor em Artes Musicais pela University of  Iowa, EUA. Apresentou-se em diversas regiões do Brasil e lecionou em vários Festivais de Música, recentemente lecionou um seminário e master-classe de Música Brasileira para Flauta na Academia de Música de Malmö, Suécia. Em 2004 apresentou-se como convidado do VI Festival de Flautistas de Salvador promovido pela ABRAF. Estudou flauta com Artur Andrés, Odete Ernest Dias, Antonio Carrasqueira, Tadeu Coelho, Robert Dick, Keith Underwood, e no Aspen Music Festival com Mark Sparks.

Artur Elias Carneiro / OSPA

Egresso da Escola de Música da OSPA (hoje Conservatório Pablo Komlós), graduou-se pela UFRGS – sempre sob a orientação do prof. Hans Hess. Posteriormente, aprofundou seus estudos musicais em Stuttgart, Alemanha, onde viveu por quase três anos. Concluída essa fase de estudos formais, busca inspiração e aperfeiçoamento em cursos com grandes mestres da flauta como Aurèle Nicolet, Felix Renggli e Michel Debost.  O 1º flautista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre conquistou essa posição, através de concurso público, aos 19 anos. Paralelamente à atividade sinfônica, mantém intensa atividade camerística, tendo fundado diversos ensembles que marcaram a vida musical do RS nos últimos quinze anos. Atualmente é integrante do Ensemble Gnattali.

Cláudia Schreiner / Orquestra Filarmônica da PUC

Possui mestrado em música pela Universidade Federal da Bahia (2007) e graduação em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Flautista e traversista, tem desenvolvido atividades em diferentes grupos de câmara e orquestras. É flautista na Orquestra Filarmônica da PUCRS e professora de flauta na ESEP/EST. Foi professora substituta no Departamento de Música Aplicada da Escola de Música da UFBA. Na sua atividade de pesquisa, vem se dedicando principalmente à música do século XVIII e XIX e apresentou trabalhos no Encontro de Musicologia Histórica, em Juiz de Fora, e no Congresso da ANPPOM, em Brasília.

João Batista Sartor / UFSM

Professor de flauta da UFSM desde 2005. Em 2009 coordenou a realização do II Encontro Estadual de Flautistas do RS. Foi flautista da OSPA de 1990 a 2005 e da Orquestra Unisinos. Entre dezembro de 2001 e junho de 2002 cursou flauta com a professora Patricia Nagle e música de câmara na École Normale de Musique Alfred Cortot de Paris. De janeiro a março de 1999 esteve na Itália aperfeiçoando-se em flauta com o professor Marzio Conti. Em julho de 1998 se formou em Mestrado em Música-Flauta pela Universidade de Iowa, EUA, sob orientação do Dr. Tadeu Coelho, após iniciar o Mestrado pela University of New Mexico em 1996.

Leonardo Winter / UFRGS

Professor de flauta transversal, de música de câmara e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atuou como solista com a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, Orquestra de Câmara da ULBRA, Orquestra de Câmara Unisinos, Orquestra de Câmara Sesi-Fundarte, Orquestra de Câmara de Blumenau bem como junto as Orquestras Sinfônicas de Porto Alegre, da Universidade Federal da Bahia (OSUFBA) e Orquestra Barroco na Bahia.  Tem atuado em recitais no Brasil, Argentina e Suíça. Doutor em Execução Musical, tem publicado artigos em revistas especializadas enfocando o repertório brasileiro para flauta, performance, musicologia e análise musical.

Pedro Figueiredo / Freelancer

Flautista, saxofonista, arranjador, compositor, consultor de acústica e instalações de áudio, técnico de gravação e produtor. Nasceu em Teresópolis / RJ, está radicado em Porto Alegre desde 1981. Participante freqüente de festivais nativistas, os quais já lhe concederam 23 prêmios de Melhor Instrumentista ou Arranjador. Durante três anos foi responsável técnico nas apresentações da OSPA, atuando nesta especialidade também junto à Orquestra Sinfônica do SESC, Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, Orquestra de Câmara da Unisinos e Orquestra de Câmara da ULBRA. Colaborou com vários artistas na produção de discos, entre eles: Renato Borghetti, Frank Solari, Jorginho do Trompete e Cláudio Sander. Integra o grupo de Renato Borghetti há 18 anos, realizando cerca de 250 concertos na Europa nos últimos dez anos. Atuou como instrumentista/arranjador ao lado de vários nomes da música: Luizinho Eça, Paulo Moura, Jovino Santos Neto, Robertinho Silva, Nei Lisboa, Frank Solari e Vítor Ramil.

Sérgio Barrenechea / UNIRIO (Rio de Janeiro)

Bacharel em flauta na Universidade de Brasília e mestre em música pelo Boston Conservatory, EUA. Realizou seu doutorado na University of Iowa, EUA. Participou do corpo docente de várias edições do Curso Internacional de Verão da Escola de Música de Brasília, do 25º Festival de Música de Londrina, do Festival de Música de Câmara de Caxias do Sul, do 21º Inverno Cultural da UFSJ e do Festival Eleazar de Carvalho em Fortaleza. Sérgio Barrenechea foi professor da UFG e professor convidado da Universidade de Brasília. Atualmente, é professor de flauta no Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e desenvolve um intenso trabalho camerístico com sua esposa Lúcia Barrenechea, o Duo Barrenechea.

ORGANIZADOR DO EVENTO:

Raul Costa d’Avila / UFPel

Professor de Flauta Transversal na Universidade Federal de Pelotas. Integrante do NuMC / UFPel – Núcleo de Música Contemporânea. Participante de vários acontecimentos musicais do país, entre eles: VI Contemporâneo RS / Pelotas (2009); II Encontro Estadual de Flautistas do RS (UFSM / 2009); Festivais Internacionais de Flautistas/Associação Brasileira de Flautistas, entre outros. Como camerista ganhou o primeiro lugar nos Concursos de Música de Câmara promovidos pela Escola de Música da UFMG nos anos de 1987, 1988 e 1989. Autor do livro, “A Articulação na Flauta Transversal Moderna Uma abordagem histórica, suas transformações, técnicas e utilização”, publicado pela Editora da UFPel, 2004. Doutor em Música / Execução Musical pelo PPGMUS da Universidade Federal da Bahia.

Esse post foi publicado em IIIEEFRS. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário